segunda-feira, 22 de junho de 2026

ENTÃO VOCÊ QUER SER ARTISTA?

o que você achou
que iria acontecer?
aplausos?
medalhas?
você só respirou
com o pulmão da alma
e usou seus átomos
pra descrever
algo que todo mundo vive

você parou por um momento
e nessa pausa
percebeu
a beleza de uma nuvem
se desfazendo em chuva

e daí?

você quer ser artista?

então sangre suas teias
e espere o pouso do acaso

arte é construída
por cima
daquilo que não é belo

artistas não só vivem
como morrem
talvez por um verso
um gesto
uma pincelada

o nada
é a única certeza
veja
quantas canções
você nem conhece

e ainda assim
você quer ser artista?

se em cada gota
daquilo que você cria
não habita
um último grito
de quem grita
seu fim do mundo
então faça outra coisa

arte é um meio
pra quem não tem medo
do fim.

SÓ EU ME CONHEÇO (POR INTEIRO)

tem parede na minha casa
que saca
quando não quero te ver
mesmo te vendo

tem travesseiro que sabe
se o gosto da lágrima
é sal e água
ou qualquer outra coisa

tem corredores que se acostumam
com meus passos
espelhos que fofocam
o que faço
um teto que dança meu espaço
e um chão que engole
meus cacos

mas só eu me conheço
por inteiro

tem gente que me acha
alguma coisa
tem coisa que gente
só disfarça e encontra
uma parte fácil dos meus sorrisos

tem gente que me olha
mas só vê vazio
tem pessoa que me incompleta
por um fio

mas só eu me conheço
por inteiro

tem dia que eu não me entendo
e às vezes finjo ser
o que pareço
tem noites que o cobertor
é desespero
tardes que se poem
no horizonte dos meus erros

mas só eu
(e repito)
só eu
me conheço por inteiro.

SEM TÍTULO

nem confusão
já tem demais
rolando atrás
dos meus olhos

vamos apenas respirar
e inspirar
alguém perdendo o fôlego
de tanto correr
atrás de si

vamos rir doloridamente
os hematomas do âmago
aquele ralado da brincadeira
que se esquece como brinca

talvez uma mímica
bora imitar genuinamente
mentiras e alegrias
sem nomes
sem títulos
nem rótulos
o foco é apenas
mostrar os dentes tortos
para o acaso

e caso cansemos
e a tarde desapareça
num segundo
cada um vai pro seu mundo
cuidar da própria solitude.

VAZIO GOSTOSO

não havia nada na praça
além da fumaça morta
do meu cigarro
e minhas mãos no bolso
que queriam se esquentar
num lugar
chamado você

mas ninguém sabe quem é
hoje à noite

ninguém sabe pro que veio

só vieram pra cá e aqui estão
ossos bundas e bocas
sentados sobre suas
próprias palavras

e eu chupo deliciosamente
um vazio gostoso
dum copo cheio de nada

não havia alguém na praça
além das mesmas histórias
sem roteiros
e seus tantos rodeios
pra chegarmos onde estamos;
a sacada vip
de lugar nenhum

mas ainda há um brilho
distante 
como lembrança de infância

uma adega
que vende cigarros.

NÓS AINDA TEMOS QUÍMICA

talvez minha história
queria também estar
dentro de você

no fundo eu mal sabia
se queria realmente te rever
mas agora meus olhos
estão fixados nos seus
que se fecham deliciosamente
ao som do seu gemido
e se é saudade o que eu sinto
sua boca babando em mim
é um remédio digno

nós ainda temos química
que nessa relação física
anima minha biologia

é que conhecer sua geografia
com meus dedos 
ainda não me faz entender
sua filosofia
e se seu calor
suando na minha pele
ama esse agora
ou o desdém niilista

talvez minha história
queira estar por fora
prefiro sujar apenas
meus lençóis
do que todas as milhares
de poucas horas
que eu nem sei se tenho
pensando se
de alguma forma
a gente ainda tem jeito.

AS ÚLTIMAS PALAVRAS DE UM POEMA


"

eu queria fazer alguma diferença
estando na sua vida
e que seus olhos
lêssem além das minhas
entrelinhas

mesmo abatido
repetido
e mal escrito pelo acaso
faço
dos meus versos
um propósito
igual a de uma estrela
que brilha para todos
sem pensar em ninguém

e se você sorriu
alguma vez
com meu calor
eu já tenho afinal
meu ponto final
até que meio tosco
como
tudo o que já existiu
e...

"

eu amasso o papel
e o jogo na lixeira
junto com meu ânimo
meus melhores anos 
inalcançáveis
e meus ranhos

tudo junto
apodrecendo
no mesmo lugar.

sexta-feira, 12 de junho de 2026

QUATRO LIMÕES

sentado no chão
da Peixoto
calçada que nenhuma
bunda mais se atreve

aqui haviam poucas mesas 
e muita vida
beleza
agora só há mesas
cheias e vazias

reviso a vista
privilégio
de quem vê de baixo para cima
céu cor de prédios
luar e olhares cinzas

um cigarro
tão
   longo
quanto uma boa noite
pode ser

ninguém sabe
mas há
quatro limões
e uma barrigudinha
me esperando em casa

quem não tem amor
se esquenta com cachaça

hoje minha noite
será bem quente.